top of page

Gestão

  • Writer: Jefferson Torquato
    Jefferson Torquato
  • May 26, 2017
  • 2 min read

Muito se fala hoje em dia sobre gestão, que é em um conceito amplo é o conjuntos de tarefas que procura garantir a eficácia de todos os recursos disponibilizados pela organização, afim de atingir seus objetivos pré-determinados.


Seu surgimento foi na revolução industrial, onde os profissionais decidiram buscar soluções para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época.


A gestão é um ramo da ciências humanas que procura manter a sinergia entre a estrutura da empresa e os recursos existentes, é a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informações relevantes que contribuem para o desenvolvimento e para a satisfação de todos os seus colaboradores e proprietários, para satisfação e interesse dos stakeholders ou da sociedade em geral.


De acordo com Henry Fayol, compete a gestão atuar através de atividades de planejamento, organização, liderança e controle de forma a atingir os objetivos organizacionais pré-determinados.


A função de um gestor são em princípios fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer problemas e enfrentar, solucionar os problemas, organizar os recursos financeiros, tecnológicos, ser comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar a empresa como um todo. Para desempenhar estas funções os gestores recorrem muitas vezes as técnicas já experimentadas e demonstradas cientificamente. Por outro lado, utilizam também conhecimentos de diversas disciplinas cientificas tais como matemática, ciências sociais, economia, o direito, entre outras.


A gestão pode ser dividida em diversas áreas funcionais especializadas, normalmente: técnica ou de produção, comerciais, de segurança, financeira, contabilística, administrativa, entre outras.


Muitas empresas não tem dado a devida atenção a gestão e com isso sofrem consequências e muitas vezes não conseguem reverter os resultados negativos. Isso acontece porque muitos proprietários de empresas são técnicos, entendem muito bem de seus produtos e serviços, porém falta o conhecimento gerencial para gerir seu negócio. Uma nova era se inicia e precisamos cada vez mais de gestores competentes e especializados para dar suporte ao negócio.

Comments


bottom of page