top of page

A Diversidade Nas Empresas

  • Writer: Jefferson Torquato
    Jefferson Torquato
  • Jun 26, 2017
  • 3 min read

Ter uma força de trabalho multicultural é a melhor solução que qualquer empresa pode adotar. Além de ser eticamente mais correto, é uma solução que só traz vantagens. Dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por ela ter uma cultura, religião ou filosofia de vida diferentes. No entanto, dar valor às minorias não significa desvalorizar as massas; significa, sim, dar o devido valor a todos, sabendo ver o que de melhor cada um consegue dar.


No ambiente atual das empresas, a diversidade não é apenas uma realidade diária para as organizações: é uma necessidade fundamental do negócio. Para competir em um mercado global altamente dinâmico, as empresas precisam atrair e reter talentos de um espectro bem amplo de países, grupos de idade e culturas.


Hoje em dia, a realidade empresarial mudou muito e não existe mais um jeito de deter a criatividade humana em exercer seus diferentes modos de pensar e agir. Mulheres, pessoas de etnias e culturas diferentes, adolescentes e idosos, pessoas com necessidades especiais, de estados e países diferentes fazem parte da força de trabalho, e a única característica que os torna iguais é a humanidade em cada um.


O mercado se tornou mais competitivo, mais agressivo e exige das empresas soluções constantes em relação aos problemas que lhe acometem, interna ou externamente. Há quem diga que as áreas de gestão de pessoas ainda não se adaptaram a esta nova realidade, onde as relações são líquidas, a tecnologia impera e a diversidade é inerente. Mas sem dúvida, elas precisam se adaptar com políticas de respeito à diversidade assim como todos os subsistemas de gestão de pessoas de forma a trazer um bom resultado à empresa onde se encontram.


Vantagens da diversidade nas empresas

  • Riqueza intelectual e cultural;

  • Aproximação com a realidade;

  • Humanização da identidade da marca;

  • Valor/prestígio social;

  • Boa reputação no quesito empregabilidade;

  • Identificação de clientes com perfis variados.


Empresas de sucesso que apostam na diversidade


Muitas empresas se deram conta de que o mercado não dava oportunidades justas e descartava quem se diferenciava demais de um padrão estabelecido. Ao agir de forma contrária a essa ideia, é possível contribuir positivamente com a sociedade e transformar isso em uma vantagem competitiva.


Veja só alguns exemplos de empresas que valorizam a pluralidade:


Google

Diversidade não é apenas uma palavra bonita, mas é, também, uma vantagem competitiva. Parte da ideia básica de que, se a empresa não tivesse colaboradores do mundo todo, com toda a sua diversidade cultural e social, ela não conseguiria fazer produtos para todo tipo de público.

Até mesmo diferenças como ser destro ou canhoto vão interferir no resultado final. Isso mostra a necessidade de diversificar em todos os aspectos.


Netflix

A empresa Netflix aposta também na diversidade, tanto na escolha de séries e filmes que são transmitidos em sua plataforma quanto de fato na produção autoral. Seus personagens contemplam transexuais, negros, latinos, homossexuais, pessoas com deficiência, etc. Tal movimento ocorre também entre atores, atrizes, roteiristas e diretores que pedem cada vez mais personagens fora dos padrões considerados “perfeitos”.


Fique atento:

A diversidade nas empresas pode ser um grande problema quando ela não é naturalmente manejada ou existem resistências internas à mudança. Quando uma equipe não está preparada para lidar com pessoas diversas, pode ter quedas de produtividade, apresentar resultados muito discordantes ou desestruturar completamente o fluxo de trabalho, trazendo demissões (voluntárias, até) pela dificuldade em lidar com o novo, o diferente. Por isso, não adianta colocar várias pessoas diferentes numa sala fechada que elas dificilmente vão se entender em primeira instância sem algo que facilite a interação e o relacionamento saudável.



Recrutar e manter funcionários com perfis diversos pode ser uma fonte de vantagens competitivas. Entretanto, o objetivo último da empresa não deve ser apenas o de aumentar sua diversidade. Em vez disso, ela deve esforçar-se para obter a unidade dentro da organização, construindo um alto nível de compromisso entre seus funcionários, apesar de suas diferenças.

O compromisso é obtido quando a força motivacional está em alta, baseada primariamente em motivações transcendentes. Para fazer com que isso aconteça, as políticas de gerenciamento de diversidades devem estar de acordo com um paradigma antropológico que valoriza a dignidade de cada pessoa como única, que não pode ser discriminado por causa de diferenças externas ou internas.

ความคิดเห็น


bottom of page